domingo, 16 de setembro de 2012

Realizada oficina Arte e Matemática : as formas geométricas que formam e se transformam




A oficina intitulada " Arte e Matemática: as formas geométricas que formam e se transformam" destinou-se a exploração das figuras geométricas planas (triângulos e quadriláteros) Nas quais serão abordados os conceitos de áreas, perímetros, tendo como objetivo o reconhecimento das figuras e sua construção no movimento Neoconcretista como também a estimulação do processo criativo do aluno.
Na oficina, buscamos promover um espaço de diálogo sobre os Movimentos Artísticos e em especial os conceitos do neoconcretismo. Na atividade abordamos um pouco sobre a vida e a obra da artista Lygia Clark.
            O trabalho teve como encerramento a construção de um trabalho coletivo entre os alunos e os oficineiros, na qual foi distribuído um cartão de papel para cada aluno o qual fez um corte e encaixou na obra, construindo assim uma obra extremamente coletiva e passível de infinitas interpretações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arte e Matemática e uma nova lenda sobre o Tangram

Era uma vez...

Um menino que andava pelo campo quando avistou uma tela branca de pintura, na qual próxima a ela tinham muitos potes de tintas e vários pinceis.

O menino como gostava muito de pintar, pegou o pincel, e começou a pintar a tela. Muito feliz avistou seus amigos e os chamou para que juntos pintassem a tela.

Os amigos prontamente foram ao seu chamado e se divertiam pintando quando de repente um raio caiu bem no meio da tela partindo-a em 7 peças, e como em um passe de mágica as peças criaram vida e começaram a se formar em diversas figuras, figuras estas que o menino e seus amigos estavam pintando antes do raio cair sobre a tela.

Desesperados sem saber o que fazer, as crianças mostravam um certo encantamento com sua imaginação criando vida com um pouco de receio, correndo de um lado para o outro do campo vendo aquelas mágicas formas se formando em diferentes figuras, até que o menino percebe que as tintas haviam acabado e ao perceberem isso as formas haviam voltado ao lugar.

Assim eles perceberam que nada havia passado de uma linda e inesquecível viagem de sua imaginação ao mundo das formas e da magia das cores.